terça-feira, 30 de setembro de 2014

Caminho mau? Eu?



   "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações.
Vê se em minha conduta há algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno."

Salmos 139:23-24


   Há em mim algum caminho mau?
   Não é à toa que a Palavra de Deus nos exorta a refletir sobre isso.
   Fechamos a porta da nossa mente com a "roupa" do dia e aceleramos pra cima de todo mundo com aquele mesmo jeito. "Sou assim e quem quiser que me aguente!". O problema é quando nem mesmo nós nos aguentamos.
 



   Precisamos de um alinhamento e de um balanceamento. Sem esquecer da revisão dos 10mil km (sei lá quais são os intervalos da revisão de um carro). Mas a nossa distância deve ser monitorada com um percurso/tempo muito menor. Tem que ser monitoração diária.

   
   "Senhor, estou insuportável? Ainda estou parecido com quem eu verdadeiramente sou?"

   Sabemos que no caso de quem passa por um TDAH (em que as oscilações de humor podem ser severas e frequentes), isso é comum. Mas não deveríamos nos acomodar. Deus é grande. Coloque no colo dele a sua mente e ore: "Deus, estou cansado de mim. Além disso, muitas pessoas presenciam meus caminhos tão bagunçados e inconstantes. Deus, só o Senhor tem poder para me ajudar definitivamente. Coloca-me sobre a Rocha. Firma os meus pés."

   Deus é imutável.A gente não. Não mesmo.
   Se a cada dia acordamos de um jeito, por que nossa personalidade, ao looongo de tantos anos, não mudaria? Se vemos tanta gente melhorando e piorando, será que nós também não estamos sujeitos a esse efeito do tempo? A cada amanhecer, o que fazemos com o bom ou o mal humor que acordamos? Para onde o direcionamos? Damos alimento a ele? Ou o colocamos pra correr?

   Amadurecer ou apodrecer?

   O tempo não cura nada. Aquele seu rancor desapareceu ou você aprendeu a conviver com ele a ponto de não enxergá-lo mais? Se usarmos o tempo a nosso favor, ele pode, sim, mostrar tudo o que Deus fez através das comparações do nosso tempo passado e presente. Ao contrário, se deixarmos o tempo passar (e passa rápido, sabemos), sem nos relacionarmos profundamente com Deus, as dores serão muito maiores. 

   Lixamos nossas unhas, fazemos a barba ou mantemos o corte, vamos ao médico periodicamente, renovamos nossa CNH ... E a manutenção do espírito? Estamos vendo e ouvindo bem a voz de Deus?

  Dependa de Deus. Essa dependência te liberta, porque te dá sabedoria, principalmente autoconhecimento. Tudo isso começa admitindo que por sermos humanos (falhos), podemos, sim, entrar em algum caminho mau.

   "Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!" 
1 Coríntios 10:12

  

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações.
Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.

Salmos 139:23-24
   Paz.
   Lux.
"Pois dele, por Ele, e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre. Amém." Romanos 11:36

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço de livre expressão pessoal - um blog como outro qualquer. Não sou psicóloga, nem psiquiatra. As postagens se resumem, basicamente, em experiências pessoais. Qualquer comentário desrespeitoso ou preconceituoso será, com certeza, descartado na moderação.