segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Você não é um monstro (TOC "religioso").



   O assunto hoje é um pouco mais sério, consequentemente, um pouco mais extenso.
   Sei da dificuldade (praticamente inerente) em controlar alguns rituais do TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).
   Mas creio que com o tratamento escolhido, tudo se resolve ou, pelo menos, se ameniza consideravelmente.

   Observação: Antes de qualquer coisa, o TOC não é uma condição engessada e padronizada com etiqueta de Tamanho Único e modelo unissex. A cada pessoa que passa por esse transtorno, as manifestações, intensidades e condições de suporte são as mais variadas possíveis. Por isso não tem essa de dizer: "Eu tenho minhas manias e não morro por causa disso". Glórias a Deus por isso. Mas tem gente adoecendo seriamente porque está muito mais mergulhado nisso do que você.
  
    Voltando ao foco:
   Junto ao tratamento que você decidiu seguir, gostaria de sugerir algumas reflexões que podem ajudar, aos poucos, a reduzir alguns rituais não visíveis, mas completamente perturbadores: os chamados "rituais religiosos"; ou TOC religioso, como alguns chamam.

   Esse tipo de sintoma é UM DOS problemas que o TOC pode apresentar. Muitas vezes, o TOC religioso inclui até mesmo pensamentos contra Deus, altamente desrespeitosos, que blasfemam mesmo contra nosso Pai. Às vezes, rituais supersticiosos em meio às orações também aparecem - o que é completamente fora do que Deus tem para nós.

   Não sei o que pode ser mais urgente: explicar aos cristãos que isso é uma realidade de muitos irmãos e como lidar com esse assunto (visto que quem passa por isso não conta de jeito nenhum, por motivos compreensíveis); oouuu se deixo pra falar disso depois (em outra postagem) focando agora em você que talvez esteja passando por isso. Acho que essa última opção, né?

   Então, vamos lá:

     Como eu disse há pouco tempo, alguns pensamentos são intrusos e obsessivos.
   Em muitos casos, esses pensamentos encontram uma brecha enorme em nossas crenças - infelizmente. Eles potencializam o transtorno e bagunçam tudo que nos norteia. Pode até balançar a nossa fé.

   Para exemplificar, vou usar a minha crença por questão de respeito às várias religiões.
  Muito feliz eu ficaria se um simples texto como esse curasse seus rituais. Mas minha intenção principal é que, se você ainda não vê a cura, que você consiga, ao menos, identificar o que é ritual (irracional) e o que não é. Ter essa noção nos remete à certeza de que somos espíritos livres, mas cientes do que acontece com nosso corpo e nossa mente física, como eu coloquei aqui.

 
   Como bem diz a bíblia, nós perecemos por falta de conhecimento. E perecemos mesmo!
   Muitas vezes a pessoa que passa por esse tipo de ritual no TOC, passa a acreditar em seus próprios pensamentos e, pior: a viver de acordo com eles. Acredite: essa pessoa (por experiência própria) pode começar a espiritualizar tudo de forma demasiada, porque esse transtorno (por ser obsessivo e compulsivo) cria mecanismos e formas irresistíveis e irracionais de contato com Deus. "Se eu não disser 'amém' 3 vezes, não vale". E, sem querer, descartamos a grandiosidade de Deus por causa de processos repetitivos que nos fazem perder tempo, paz e sensatez.

   Esse processo é rápido. Muito rápido. É quase inconsciente.

   Logo, como cristãos, necessitamos CONHECER as características de Deus e de Sua onipotência para que possamos sempre (sempre) identificar o que Deus É em nossa vida, e o que é fruto de um pensamento obsessivo. Esse trabalho de diferenciação deve ser uma constante para nos forçar à liberdade. Parece estranho isso, né? "Forçar à liberdade." Sim, porque o TOC nada mais é do que uma prisão.

   Minha experiência:
   Por várias vezes algum pensamento intruso (e negativo) chegava, e eu, para retirá-lo de minha mente, incluía outro ritual (não visível). Ao final de todo esse ciclo, baseado nos hábitos da fé que professo, eu dizia, para finalizar aqueles rituais: "Está quebrado, em nome de Jesus, amém".

   Até aí, tudo bem, certo?
   Por ser Jesus nosso advogado, grande e único intercessor, usamos essa frase: "Em nome de Jesus".
   É como se eu dissesse: "Pela intercessão de Jesus, que Deus tenha misericórdia de mim". Resumindo, é isso.

   A culpa não é da frase em si. O ritual do TOC vai buscar se desenvolver em qualquer cenário; ele vai lá na nossa rotina, nas nossas crenças e hábitos. Ele vai buscar tudo que está no seu dia, e que faz parte da sua estrutura em sociedade, para desfigurar seus conceitos e te escravizar.

   Percebeu?

   A culpa não é do culto, da missa, do sotaque do chefe, do olhar do vizinho... Não... Todas essas coisas são instrumentos, meios, argumentos, aberturas que o transtorno utiliza para dar lugar a mais um ritual... ...Então a culpa mesmo é do transtorno (desenvolvido por uma causa genética, ou maldição hereditária, ou pelo diabo, ou por uma disfunção hormonal, ou por má alimentação, ou o que você quiser, enfim, não entrarei nessa questão nesta postagem).
   O importante agora, em primeiro lugar, no momento em que você lê tudo isso, é saber, ter a consciência de 03 coisas:

1 - Quem Deus é:
Justo (para Ele, ninguém é melhor que ninguém), GRANDE (o mais alto), incomparável, de pensamentos insondáveis, misericordioso (!!!), Santo, onisciente, onipresente, onipotente (tem noção da abrangência desses significados?)... Mais: maravilhoso, conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz (Isaías 9:6). Ele é imutável. É o princípio e o fim! (Apocalipse 22:13). Ele é luz. É o Grande "Eu Sou". Imortal, infinito, absolutamente confiável. O único que nos conhece completamente e entende nossas necessidades. É a verdade. É amoroso, compassivo, paciente, é fiel! A Bíblia está recheada dos atributos de Deus.

Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Isaías 9:6
Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Isaías 9:6
2 - O que Deus diz que você é:
Amado por Ele de uma forma incondicional e incompreensível, compreendido, livre, falho, pequeno, mas completamente capaz de viver uma restauração grandiosa e uma vida plena. Medite em João 3:16 (Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna). Ele escolheu nos amar primeiro, mesmo com tantos defeitos que temos.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16

3 - E entender que:  
Uma coisa é a Palavra de Deus, e outra coisa são pensamentos obsessivos que tentam inventar coisas desnecessárias e cansativas a respeito da sua fé e do seu relacionamento com Ele.



    Ore. Ore por você. Ore por tantas pessoas que sofrem caladas.
   Você não é um monstro por ser atingido por tantos pensamentos feios. Deus sabe que você não deseja nenhum deles. No caso de TOC, você não foi atrás disso, você não escolheu pensar essas coisas. Deus sabe que você sente vergonha, se sente culpado, se sente "menos cristão". Mas você não é "menos filho" de Deus por isso. Apresente seu coração a Ele. Seu relacionamento com Deus é inviolável. Sua oração é livre. Peça libertação. Peça o novo de Deus! Peça para Deus te ensinar a conhecer e a sentir o coração dele.




   Que Deus nos abençoe, em nome de Jesus, o Cristo.
   Amém!

   Lux.
"Pois dele, por Ele, e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre. Amém."
Romanos 11:36


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço de livre expressão pessoal - um blog como outro qualquer. Não sou psicóloga, nem psiquiatra. As postagens se resumem, basicamente, em experiências pessoais. Qualquer comentário desrespeitoso ou preconceituoso será, com certeza, descartado na moderação.