sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O desafio de acionar a luz.


   Tem alguns dias que...
   ... Não sei o que escrever, dizer, fazer...
   Aí você fica pulando assim de linha em linha... ...Com preguiça até das reticências.
   Escrevendo pra ver se sai alguma coisa. Quando na verdade você deveria era se trancar no banheiro e fazer uma oração.

   Eis uma das cenas típicas encontradas em um quadro de tédio/tristeza/angústia. Não que tudo se resuma a isso.
 
  Um sintoma comum em quem está ('estar' e não 'ser') em depressão (da mais leve à mais profunda) é aquele tédio/tristeza que bate "do nada". Está tudo bem e, de repente, o céu fica nublado. Em alguns casos o céu fecha completamente. Em outros o céu simplesmente está sempre escuro, em pleno meio-dia.


  Eu estava assim ontem. O que desencadeou tudo isso foi uma bela enxaqueca. Já não queria falar com ninguém no trabalho. Queria me trancar em minha sala. É mais fácil. Como se o silêncio me massageasse. Um intervalo no turbilhão de coisas que escuto. Bocas se mexem na minha frente e o olho só quer ficar parado. Tchau pra todo mundo! (sonho meu)

   ...Mas é uma linha muito tênue entre isolar-se para respirar e isolar-se para abraçar o tédio. O tédio é cômodo. É, curiosamente, prazeroso para nossa carne. É fácil se enfiar debaixo da mesa, da coberta, do fone de ouvido. Se enfiar embaixo do silêncio. Com ondas fortes de angústia passando de vez em quando pelo peito. Encurvar-se é consolador, acolhedor.

   Pensamentos,mágoas,lembranças e até mesmo sentimentos como caixas vazias, tudo isso, de forma repetitiva passeando pela mente reafirmam, alimentam, exaltam o tédio. A vontade de não fazer, não falar, não ouvir...
   Zumbi.
   Até a lágrima escorre lentamente, preguiçosa.
   Sobra apenas uma respiração sutil. E uma impaciência de comunicar-se.
 
 
   "Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face".
Salmos 42:5
 

   Basta!!! A consciência em Cristo nos ajuda a romper essa frequência! Por mais que demore, mas o saber-se amado por Cristo e cuidado por Ele, nos tira do estado anestesiante. Como alguém que liga uma lanterna para encontrar a saída. Quando se tem a mente em Cristo, uma hora lembramos que já estamos com a mão nessa lanterna. É só ligar e buscar a face de Deus. 
   A lanterna já está conosco, no escuro. Deus é assim. Está conosco todo tempo, mesmo quando achamos que ninguém mais observa nosso sofrimento.
 
   É necessária uma atitude de querer buscar a Deus mesmo que AINDA haja sofrimento. É hora de se jogar aos pés do Senhor. Hora de se desarmar. Render-se completamente.  
 
   No Antigo Testamento,livro de 1 Samuel, capítulo 1, Ana se encontra em situação de completa tristeza por não conseguir engravidar. Ela se derrama aos pés do Senhor. Como não poderia ser diferente, Deus limpa seu coração, já tão abatido. E mais: dá vitória a ela.
 
   "Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente."

   Veja que ainda com a alma amargurada, Ana orou ao Senhor. A luz não vem do nada, para depois, orar num estado melhor. Não. Clame a Deus mesmo que você não tenha vontade ou disposição alguma de chamar por Ele. A misericórdia dEle é tão grande que consegue despertar em nós a vontade que Ele procura. Comece com uma conversa despretensiosa, com suas palavras. Nem que seja uma conversa só por pensamento, caso falte forças até para balbuciar qualquer palavra. Quantas vezes pensei: "Deus, não quero falar nada, pois não sei nem o que tenho que falar. Estou fraca. Leia meu coração, sonda-o, pois o Senhor me entende melhor do que eu."
 
   Deus nos deu a liberdade de escolha. Basta chamarmos, de dia e de noite. De dia e de noite. A todo momento.
 
   "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Mateus 7:7
 
   Deus rompe as trevas e pode nos ver ali no escuro, escondido do mundo:
 
   "Para onde me irei do Teu espírito, ou para onde fugirei da Tua face? Se subir ao céu, lá Tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que Tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a Tua mão me guiará e a Tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de Ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para Ti a mesma coisa; Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe."
Salmos 139:7-13
 
  "Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã."
Salmos 30:5    
 
 
 
 
   E, na mesma onda em que o tédio veio, ele vai embora. A LUZ de Deus toca nossos olhos de uma maneira indescritível! Não importa se a tristeza voltará a atentar contra nós dali a algum tempo (certamente voltará a tentar nos incomodar), mas a invocação da presença inigualável de Deus se torna imperiosa!!! A alma fica leve, se alegra, e você tem vontade de flutuar no amor de Deus, praticamente tangível!!! Seria possível transbordar, explodir, voar de alegria! Vontade de abraçar Deus! Paixão! Amor! Vontade de não desgrudar nunca mais!
 
   " A minha alma está quebrantada de desejar os Teus juízos em todo o tempo".

   "Bom é o Senhor para os que esperam por Ele, para a alma que O busca."
   "Porque tT livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda.
Salmos 116:8
 
   É nesse momento de alegria em meios às lágrimas quase secas, que nasce o louvor mais puro, que espanta de vez  tristeza! E, em breve, a depressão cairá por terra. Cante!!! Cante desafinado mesmo! Para Deus você é único, especial e sabe dançar, pular, cantar e sorrir perfeitamente!!!!
   Do SEU jeito! PARA Ele!
 

   A paz!

   Lux.
"Pois dele, por Ele, e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre. Amém."
Romanos 11:36

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço de livre expressão pessoal - um blog como outro qualquer. Não sou psicóloga, nem psiquiatra. As postagens se resumem, basicamente, em experiências pessoais. Qualquer comentário desrespeitoso ou preconceituoso será, com certeza, descartado na moderação.