sexta-feira, 25 de julho de 2014

Ansiedade / TOC - a bola de neve.


   Sem rodeios, é exatamente isso. Uma bola de neve.
   O TDAH não veio sozinho.
   Como ele não foi tratado, uma ansiedade apareceu. Essa também não foi identificada e, logo (muito cedo, eu diria), o TOC tomou lugar na minha vida. Minha lembrança mais remota desses sintomas, é de quando eu tinha uns 10 anos de idade. Uma criança.
Um TOC não identificado e não tratado que gerou um início de depressão.

   Vamos pela ordem:
   TOC, para quem não sabe, significa: Transtorno Obsessivo Compulsivo.
   Claramente vemos aí as obsessões e as compulsões.
   Pensamento que vira uma obsessão, que gera uma atitude completamente incontrolável, que desencadeia uma compulsão para gerar alívio. Pensamentos e obsessões, muitas vezes, com reações fisiológicas.

   Mas quem tem TOC é simplesmente aquele que não quer um quadro torto e foge das linhas no chão da calçada? Eu digo que isso está no combo.
   Em vez de "compre 3, pague 2", seria algo como: "compre 01 e carregue 387 ".
   Pequenas manias todos nós temos. Mas quando há desequilíbrio, algo não está certo.
   No meu caso ele não estava tão visível. A não ser para minha família - mas o possível tratamento foi atropelado pela falta de informação/conhecimento da época e pela ausência de percepção mais apurada.
   Respirações sincronizadas, pensamentos simétricos, medo extremo de contaminação, cálculos ininterruptos de palavras, sílabas e letras ditas e escritas por todos e em todas as situações (esse permaneceu por muitos anos). Enfim, muitas outras coisas...

   Quero chamar sua atenção para um dos sintomas que muita gente não acredita fazer parte do TOC (pode ser outra coisa, mas é bom ficar atento): pensamentos negativos intrusos. O que seria apenas um passeio na rua se transforma, no imaginário, em um verdadeiro desastre. Em poucos segundos uma cena trágica e cheia de possibilidades desastrosas e mortíferas vem à mente. Por exemplo: Alguém que pode cair da janela do prédio em cima de você. Pensar isso uma vez poderia até ser aceitável. Mas pensar nisso freneticamente, todo dia e toda vez que você passa por um prédio?? No mínimo, estranho. Isso não gera paz.

   "Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos."
    1 Coríntios 14:33


   A Palavra de Deus aponta alguns caminhos que nos mostra todo o roteiro gerado pela ansiedade (que citei no início desse post).
   A ansiedade gera tristeza, depressão. Veja:

   "O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima". 
   Eu não sabia, de fato, o que acontecia. Era inerente. Como não conferir o botijão de gás várias vezes sem necessidade? Como não conferir tudo mais de uma, duas, três vezes? Como não duvidar de meus próprios olhos? É ilógico. Mas fazia parte de mim. Se confundia com quem eu verdadeiramente era/sou. Porque eu só sabia ser daquela forma, desde sempre. Como não ser eu?Aquilo parecia não ocupar meu tempo, mas ocupava muito mais que o meu tempo. Ocupava minha vida por inteiro e, por isso, eu não percebia mais a presença de tudo isso.

   "Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma". Salmos 94:19


   Muita coisa foi somada, multiplicada e transbordada pelos poros, pela respiração, pela visão, pelas atitudes, por todos os lado e formas. Eu estava presa. 24 horas por dia.

   "Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.
Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.
Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor, "e os trarei de volta do cativeiro
".
Jeremias 29:12-14

    Assim aconteceu.
   Chorei para Deus. Me desesperei. Coloquei para Ele toda minha frustração, minha incompreensão, minha cegueira espiritual, meus desentendimentos... Tudo. Eu PEDI socorro! E Ele me deu uma bússola, me deu a luz, deu o caminho, deu a estratégia, deu tudo!!! Acima de tudo, a paz! A paz de ter, finalmente, encontrado o problema. VER o "rosto" do adversário, saber QUEM ele é, não tem preço. Você sabe para onde e, principalmente, como mirar.




   "Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas."
   A resposta (o diagnóstico) doeu. Apesar de ser um transtorno comum a várias pessoas, eu esperava qualquer outra coisa, menos TER alguma coisa. Não era só na casa do vizinho. Confesso que doeu mais do que qualquer outra coisa. Procurei culpados, procurei me culpar. As perguntas me anestesiaram. Revirei meu passado. Mergulhei tão dentro de mim que entrei num mundo paralelo. Virei um verdadeiro zumbi por algumas horas. Mas passou. Sabe por quê?? Por isso:

"E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
"
João 9:1-3
¶ E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus

João 9:1-3


¶ E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.

João 9:1-3
   Oro para que seus olhos e ouvidos estejam sensíveis ao que Deus tem para te mostrar.

    Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros.  


   Fique com Deus e uma sexta-feira excelente -com a bússola de Deus!

   Lux.
"Pois dele, por Ele, e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre. Amém."
Romanos 11:36

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço de livre expressão pessoal - um blog como outro qualquer. Não sou psicóloga, nem psiquiatra. As postagens se resumem, basicamente, em experiências pessoais. Qualquer comentário desrespeitoso ou preconceituoso será, com certeza, descartado na moderação.